Na sociedade moderna, parte do que sobra do nosso consumo é jogada de volta à natureza, acumulando-se em grandes aterros, lixões ou até mesmo se amontoando na beira dos rios, terrenos baldios ou nas ruas das grandes cidades, contaminando o meio ambiente e agravando problemas como entupimento de bueiros que contribuem para enchentes. Isso sem contar as doenças causadas pelo acúmulo do lixo e pela falta de saneamento.
Os aterros sanitários, apesar de serem largamente utilizados no mundo todo, são caros e de uso limitado pois demandam um sistema organizado e planejado de disposição dos resíduos, bem como a drenagem de líquidos e gases decorrentes da decomposição da matéria orgânica.
Visando o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade, o reaproveitamento do lixo torna-se então a melhor solução pois diminui a carga depositada nos aterros, reduzindo a quantidade da área necessária para a destinação de resíduos. Além disso ajuda na diminuição da extração de recursos naturais para a fabricação de novos produtos.
A RECICLAGEM é um dos processos mais importantes do princípio dos "3R's" que envolve também a REDUÇÃO de resíduos, adotando novos hábitos de consumo e a REUTILIZAÇÃO de objetos que seriam descartados, para nosso uso cotidiano.
Reciclagem é sinônimo de transformação e para que ela continue sendo um grande pilar do desenvolvimento sustentável, devemos adotar práticas como o descarte seletivo, e cobrar do poder público que a coleta desses resíduos aconteça, pois apesar do grande foco que a reciclagem ganhou nos últimos anos, apenas uma pequena parte dos municípios brasileiros mantêm serviços de coleta seletiva.
Agindo assim podemos desenvolver uma sociedade economicamente equilibrada que dispõe dos recursos naturais de maneira racional e transmitir essas práticas às futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário