quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

AFINAL DE CONTAS, O QUE É SUSTENTABILIDADE?

As questões ligadas ao meio ambiente têm tomado conta das discussões sobre o desenvolvimento da sociedade, bem como o modo como esse desenvolvimento deve ocorrer. Nunca houve uma preocupação tão grande com o meio ambiente como nos últimos anos.

Não é pra menos. Nas últimas décadas a humanidade gerou uma enorme quantidade de resíduos sólidos e poluentes hídricos e atmosféricos, consequência de um crescimento econômico gigantesco, principalmente entre as nações emergentes como Brasil, China, Índia e África do Sul.

O resultado desse crescimento rápido e equivocado tem sido o esgotamento dos recursos naturais e a ampliação dos abismos sociais que separam ricos e pobres no mundo. No meio desse cenário surgiu o termo SUSTENTABILIDADE, que nada mais é do que o desenvolvimento da sociedade, levando em conta o equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

A Sustentabilidade pressupõe políticas e atitudes que promovam o desenvolvimento mundial de forma justa e sem danos ao meio ambiente. Esse desenvolvimento gera poucos impactos à natureza e consequentemente à sociedade, pois visa o crescimento sem o uso de instrumentos predatórios, tais como o desmatamento das florestas, o mau uso dos recursos naturais e os impactos sociais gerados pela falta de planejamento e pelo consumo desenfreado.

Como parte de um desenvolvimento sustentável, devem ser adotadas políticas que equilibrem o crescimento econômico com o mínimo de impactos socioambientais. E esse tem sido um grande desafio para os dias atuais: encontrar em meio a poluição, o desmatamento e a massificação da produção industrial, um meio de desenvolvimento mais limpo e menos agressivo.

A sociedade atual ainda está longe de ser sustentável, mas cabe a nós promovermos o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Um comentário:

  1. Alguns podem achar clichê, mas o que realmente falta pra que nossa sociedade fique mais perto de ser sustentável, é cada um de nós fazermos a nossa parte! Gostei da iniciativa do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir